20 julho 2011

Pausa, revisão!

Bom, encerrada a disciplina Metodologia de Pesquisa é hora de fazer um apanhado geral sobre o meu projeto a partir da disciplina.

Ele, na comparação com o que era e o que se tornou não sofreu grandes mudanças, os objetivos ficaram os mesmos porém de forma mais clara, tendo em vista que faz parte da produção do conhecimento se fazer entender da melhor forma possível. Ainda nesse sentido, foi feita a mudança no título do projeto (aliás, ele é o título do Blog). Outra mudança foi o encurtamento do período a ser pesquisado, passando de 20 anos para 11, tendo como marcos teóricos o lançamento da Pedra Fundamental do novo prédio da Biblioteca (1905) e o efetivo funcionamento do curso de Biblioteconomia (1915) - sim, são onze anos, pois trabalho com o relatório de 1905, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15, logo...

Porém, talvez a mudança mais significativa esteja nas entrelinhas do projeto, de entendê-lo melhor. Assim, o projeto teve sua parte escrita aperfeiçoada, se fazendo mais claro e preciso.

 Também entendê-lo como fruto do meu social, dos meus desejos e, sobretudo, perceber que um projeto sempre terá no seu escopo o seu pesquisador, me permitiu ficar mais a vontade com algumas idéias que tenho, que mesmo que não entrem no projeto diretamente, podem ser úteis para melhor executá-lo.

Assim, ter a visão da dimensão política do projeto me ajudou a buscar melhores formas de fazê-lo e comunicá-lo aos meus pares, aliás, função essa que esse blog que vos "fala" tem - a troca de informações, as críticas, as interações.


Assim, essa pequeno relato não visa esclarecer mais sobre o projeto, mas sim, fazer um balanço sobre como estamos e como prosseguiremos. E agora percebo que o que fiz foi um relatório... =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário