Alguém já se deu conta de que quase toda biblioteca tem uma coleção de referência, uma coleção de periódicos, uma coleção de obras raras e por aí vai? Mas se eu te dissesse que toda biblioteca deveria ter uma Coleção de Memória você saberia me dizer o que isso significa?
Bom, na minha visão, uma Coleção de Memória seria a coleção que arrola toda a documentação referente à história da biblioteca - nela estarão os antigos livros de tombo, catálogos, cadastros de usuários, controles de empréstimo e devolução, inventários e, claro, relatórios.
Nas Coleções de Memória a biblioteca coleciona a si mesma, para que sua história possa ser recontada, até mesmo quando ela não mais existir. Quer um exemplo? Darei dois...
Quando estagiava na Divisão de Manuscritos, dois importantes itens das Coleções de Memória de outras duas bibliotecas eram consultados. Explico: a Biblioteca Fluminense e a Biblioteca do Conde da Barca, foram duas das diversas bibliotecas incorporadas pela Biblioteca Nacional - afinal, como citei no meu Trabalho de Conclusão de Curso, as bibliotecas são colecionadoras, inclusive de outras bibliotecas - bom, os catálogos dessas duas antigas bibliotecas eram bastante procurados por pesquisadores, com as mais diversas finalidades, desde saber a procedência real de um livro, até recriar a história de tais coleções. Ou seja, os pesquisadores buscavam a memória dessas bibliotecas.
Então, ao manter preservados tais itens, quer dizer, ao criar uma Coleção de Memória, a biblioteca busca, como toda vez que colecionamos algo, se perpetuar através de tais registros ou relatos de memória.
Assim, nosso projeto acaba por investigar um dos aspectos de perpetuação da memória da biblioteca, que é a confecção de relatórios, mas nada nos impediria de trabalhar também com listas de inventários, livros de tombo, correspondências enviadas e recebidas etc, afinal diversos são os meios de perpetuação da memória.
Obs.: Achei que essa seria uma forma legal de explicar com o que eu trabalho no projeto e como pode ser importante manter tais registros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário