08 fevereiro 2012

IEB: origem e significados

De autoria de João Ricardo de Castro Caldeira, o livro narra em que contexto foi criado o Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Nele são narradas as trajetórias e percursos do Instituto, porém o que mais nos interessa nesta obra é o fato de também mencionar o acervo doado ao Instituto ou por ele comprado como importante ator no seu projeto de polo de referência nas pesquisas sobre o Brasil, no Brasil.

O livro discute como importantes aquisições para a Biblioteca, Arquivo e Museu do Instituto foram determinantes para transformá-lo no maior polo de estudos sobre o Brasil no País.


A figura máxima de tais aquisições foi a do acervo de Mário de Andrade, contando com livros, manuscritos, obras de arte e outros tipos de documento. De certa forma é essa Coleção que determinará o ponto forte de estudos do Instituto, o Modernismo. Assim, no momento de revisitação do Modernismo, sobretudo pelos pesquisadores paulistas, o IEB se fortalece, pois conta com o acervo de um dos maiores expoentes do período.

O que podemos ver é que influências externas afetam os interesses institucionais, suas aquisições moldam seus focos de estudo, e, assim, nos interessa essa relação, sobretudo, no que diz respeito à reflexão de nosso projeto.

PS: apesar da falta de atualizações, já tenho um bom material levantado sobre a pesquisa e espero comentá-los em breve! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário