11 junho 2012

Acesso à informação, sustentabilidade e relações de gênero¹


Reflexão livre sobre a temática discutida pela mesa 04 do Encontro Latino Americano de Mulheres, sobre "Acesso à informação, sustentabilidade e relações de gênero", sob a ótica da Ciência da Informação, problematizando questões específicas do próprio projeto de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, como atividade da disciplina Metodologia em Ciência da Informação.

Aluna: Cristiane Basques da Cunha Silva – Mestranda/UNB

Sustentabilidade, segundo a enciclopédia livre, é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Este foi o tema central debatido na mesa 04 do Encontro Latino Americano de Mulheres, sobre "Acesso à informação, sustentabilidade e relações de gênero", realizado no dia 06.06.2012 no Prédio da Fio Cruz na Universidade de Brasília, que contou com a participação de um corpo de profissionais femininos conhecedores da matéria, cuja mediação distinta ficou a cargo do Professor Dr. André Porto.
Informação como forma de comunicação, transformação, uso e conhecimento está cada vez mais disponível em um poderoso veículo de utilidade pública que é a internet, que tem como um dos objetivos informar, educar e proliferar a cultura, mas também possibilitar a liberdade de expressão. A participação das mulheres, que estão cada vez mais presentes não só no mercado de trabalho, mas em ações sociais e principalmente ambientais, na tentativa de expressar opiniões e se fazerem presente nas discussões sobre a “saúde” do planeta, vem chamando a atenção da sociedade e de órgãos governamentais e dando visibilidade a assuntos que requer a participação e o envolvimento de todos: desenvolvimento sustentável.
A ciência da informação tem uma forte relação com o tema, uma vez que não concentra seu interesse somente nos produtos documentais científicos, mas também em documentos e registros de conhecimento de qualquer origem e relacionados com a comunidade.
A ciência da informação, enquanto campo do saber humano, ocupa-se tanto do fluxo da comunicação como de seus atores e dos registros que transportam a informação e o conhecimento. Não estuda a natureza propriamente física ou social da comunicação, nem investiga os estatutos político e antropológico que a fundam, mas identifica sua mecânica processual e as instituições que dela participam, seus produtos, seus especialistas e usuários, as ferramentas e as técnicas de que se utiliza, procurando compreendê-los enquanto componentes do vasto organismo sistêmico que garante ao homem a satisfação de seu anseio e de sua necessidade de produzir, transformar, utilizar, comunicar, transmitir, enfim, perpetuar o conhecimento (ODDONE, 1998, p. 84).

O projeto de pesquisa intitulado “O PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO BRASILEIRO EM PERIGO: AÇÕES E OMISSÕES DO ESTADO” tem como objetivo geral compreender as ações e políticas do Estado visando a proteção do patrimônio documental brasileiro, tendo em vista que o documento arquivístico é um instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e  elementos de prova e informação ao cidadão, ou seja, é uma fonte informacional de conhecimento para promoção de ações de sustentabilidade cada vez mais fundamentada e organizada pelos movimentos femininos.
Os desequilíbrios ambientais resultantes do crescimento desordenado da sociedade humana e a esgotabilidade dos recursos naturais trazem desafios ao conhecimento dos sistemas econômicos, ambientais e sociais dos quais dependem a manutenção dos recursos e perspectiva de desenvolvimento que são viabilizados e proporcionados por meio de informações organizadas, protegidas e preservadas.
O referido projeto tem um viés pautado na sustentabilidade, ora discutida pelo corpo feminino do evento, uma vez que buscará identificar os gargalos enfrentados pelo Estado na mantença de seu patrimônio informacional que impedem que a sociedade tenha acesso à informação como um poderoso instrumento de transformação social e conhecimento para buscar novas maneiras de entender e viver num mundo cada vez mais carente de ações integradas e sustentáveis, ou seja, ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Protegendo o patrimônio preserva-se a informação e consequentemente o acesso à informação para geração de conhecimento e novas ações.

Referências:

METODOLOGIA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Brasília, DF, [2012]. Disponível em: >. Acesso em: 07 jun. 2012. Blog destinado a auxiliar nas atividades da disciplina do curso de pós-graduação em Ciência da Informação da UnB.

ODDONE, Nanci Elizabeth. Atividade editorial & Ciência da Informação: convergência epistemológica. Dissertação (mestrado em ciência da informação e documentação) Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, 226 p. Brasília,1998.

SUSTENTABILIDADE. In: Wikipédia. 2012. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2012.


-------------------------------------------
¹ Colaboração da minha companheira de orientação Cris Basques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário