07 junho 2011

Problema e Objetivos

Conforme foi dito no último post, minha pesquisa surgiu de uma "solução", ao encontrar o relato que precisava para reconstruir a história da Coleção Ernesto Senna dentro da Biblioteca Nacional, também encontrei um problema. E tal problema acabou se tornando o meu objeto de pesquisa, pois tendo em mãos, durante a reconstrução da história da Coleção, relatórios, livros de tombo, inventários antigos etc, pude observar como alguns relatos de gestão biblioteconômica, herdados de práticas administrativas, podem se constituir em importante fonte sobre o passado de uma biblioteca ou instituição.

Assim, elejo como objeto de pesquisa os relatórios institucionais, por se constituírem numa "Descrição minuciosa e circunstanciada dos fatos de uma gerencia de administração pública ou de sociedade" (AULETE), ou seja, são os relatos de gestão. Dessa forma, chego a seguinte problemática: "Podem os relatos de memória, tais como os relatórios institucionais, servirem de meio para recontar a história institucional?".

Nesse sentido, busco analisar se as informações registradas nos relatórios servem de meio para reconstrução da memória de uma instituição, utilizando como objeto de estudos os Relatórios da Biblioteca Nacional, publicados durante certo período nos Anais da Biblioteca Nacional, e hoje, publicados no site da instituição.

Mas como analisar se há memória nos relatórios? Afinal, memória não é algo intangível? Que não pode ser tocado? Pois é, mas para poder analisar se os relatórios são portadores da memória institucional parto dos seguintes objetivos:

- Analisar como como os relatórios institucionais - auxiliados por outros relatos institucionais - podem servir de meio para recontar a história da Biblioteca Nacional;

- Analisar, através de tal registro informacional, como se deu a Formação e o Desenvolvimento de sua Coleção.

Norteado por um objetivo maior, que é:

- Analisar se o conteúdos dos relatórios institucionais é uma fonte para a construção da memória institucional.


Tendo esclarecido isso, espero encontrar, no percurso da pesquisa, dados que me levem à reconstruir como a biblioteca se desenvolveu e foi ampliando sua coleção ao longo dos anos. Para tanto, determino como marcos históricos os relatórios compreendidos entre 1905 e 1915, já que o primeiro descreve o lançamento da pedra fundamental do novo prédio da Biblioteca, na então Avenida Central, atual Rio Branco, e o segundo o efetivo funcionamento do curso de Biblioteconomia na instituição em 1915, pois a autorização para a fundação do mesmo foi dada em 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário